terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Não fique louco com seu TCC

Quem está na faculdade já sabe que para concluir seu curso terá que elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. Em algumas universidades o nome é diferente, mas a ideia é a mesma: produzir um trabalho que coloque em prática as teorias aprendidas ao longo da faculdade.
Em geral, o TCC dá muito trabalho e assusta os universitários desde o começo da faculdade. A maioria das instituições oferece ao aluno um ano para desenvolver tudo, mas mesmo assim muita gente reclama que falta tempo.
Cada curso pede um tipo de projeto. Geralmente o aluno tem duas opções: produzir uma monografia, que deve ser uma pesquisa teórica sobre determinado tema, visando responder questões e chegar a uma conclusão; ou então um projeto prático, que pode ser uma empresa, um livro, um programa de rádio, uma consultoria, um plano estratégico, um comercial, depende do curso que está fazendo.
Apesar dos trabalhos serem bem diferentes, existem algumas dicas que podem facilitar sua vida quando chegar a hora de iniciar o TCC, e fazer com que essa experiência não seja traumática e nem te enlouqueça. Olha só:
-O primeiro passo é pensar bem no tema. Antes mesmo de começar o ano do TCC é bom você já ter em mente o que gostaria de fazer. Para isso é preciso descobrir quais assuntos te dão prazer dentro das áreas oferecidas pelo seu curso. Passar um ano produzindo algo que você não gosta com certeza será torturante.
-Com o tema em mãos decida se você prefere fazer o trabalho em grupo ou sozinho. Algumas faculdades não oferecem muita opção: se quiser monografia tem que fazer sozinho, se quiser projeto prático tem que ser em grupo. Se decidir fazer em grupo pense bem em quem serão seus companheiros, pois você passará um ano com eles.
-Quando fechar o tema e o grupo você precisará dar início ao trabalho. Pode ser muito chato, mas é bom você já ir se acostumando a fazer tudo nas regras da ABNT, porque assim não terá muito trabalho na hora da edição.
-Não se deixe abalar pelo que os outro estudantes falam. É comum o pessoal do último ano ficar falando pela faculdade que o TCC é muito difícil, que eles não tem mais tempo para nada, que acontecem várias brigas nos grupos, etc. Mas não é porque foi assim para eles que será igual para você.
-Leia muitos livros, artigos, reportagens e trabalhos acadêmicos sobre o seu tema.
-Tome muito cuidado com plágio! Não vale a pena reprovar por copiar frases ou ideias de outros autores. É mais fácil ler livros e artigos e escrever com suas palavras aquilo que você absorveu. Se quiser usar a frase do autor, tudo bem, mas deixe claro que é uma citação e dê as referências devidas.
-Mantenha sempre contato com seu orientador. Peça opiniões e dicas a ele e também a outros professores especialistas no assunto que você estiver estudando.
-Não deixe nada para a última hora. Junto com o seu orientador monte um cronograma de trabalho e seja fiel a ele. Fazendo tudo aos poucos não vai dar nem para notar o quanto você está produzindo.
-Provavelmente você precisará dedicar tempo e dinheiro ao seu trabalho, mas tome cuidado para não exagerar nem para mais e nem para menos. É importante se dedicar, mas também não acabe com seu namoro ou com suas baladas só por causa dele.
-Não pense no TCC como mais um trabalho de faculdade. Pense que é o momento de mostrar que você está pronto para o mercado de trabalho e prove que você aprendeu durante o curso. Depois de pronto, o TCC, se ficar bom, será um ótimo portfólio nas entrevistas de emprego.
-Assista a várias bancas em sua faculdade para já saber como você deverá montar a sua. Preste atenção no que é cobrado e criticado pelos professores para não cometer os mesmos erros.
-E o mais importante: divirta-se! Encontrar prazer no seu trabalho deixará essa experiência muito mais simples e talvez você sinta até saudades dessa época.
Todas as informações citadas acima são de direitos do site:
http://www.trabalhosuniversitarios.com.br/site/nao-enlouqueca-com-seu-tcc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário